O CaCau

O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate amargo. É originário da América do Sul e da América Central. Para que as sementes do cacau sejam transformadas em pó e posteriormente em chocolate, as sementes devem fermentar por 4 a 7 dias, torradas e trituradas, podendo ser misturadas com outros ingredientes. No século XVI, os europeus utilizavam-no como medicamento – quer na sua forma isolada quer combinada com outras ervas, plantas e diversos suplementos – para tratamento de problemas digestivos, dores de cabeça, inflamações e insónias.

Foi e é muitas vezes apelidado de “alimento dos deuses” pois apresenta um sabor característico e vários benefícios para a nossa saúde.

 

BENEFÍCIOS do CACAU
• Rico em polifenóis e flavonoides que têm um efeito antioxidante e por isso minimizam os efeitos de radicais livres* e um efeito no combate à resistência à insulina e na redução da tensão arterial.
• Contem compostos fenólicos e flavonoides (com características anti-inflamatórias e anti-aterogenicas) que protegem de vários eventos cardiovasculares (aumento do colesterol HDL, redução do colesterol LDL e inibe agregação plaquetária).
• Excelente aporte de magnésio e potássio que é essencial para um correto funcionamento do coração.
• Contem anandamida que induz a libertação de dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) e teobromina (relaxamento físico e intelectual)
• Quantidades interessantes de triptofano (aminoácido essencial crucial na produção de serotonina e melatonina) dois neurotransmissores importantes na regulação do humor e bem-estar.

 

Estas propriedades são referentes ao cacau e não ao chocolate. Tanto o chocolate de leite como o chocolate branco têm pouca quantidade de cacau e um grande teor de açúcar e gordura. Para obter estas vantagens deverá consumir 10 a 12g de chocolate amargo por dia. Atenção que o consumo de chocolate acima de 30g por dia pode não ser viável devido ao teor de gordura e densidade energética do mesmo.

Existem alguns produtos cosméticos que usam os benefícios dos compostos antioxidantes do cacau para assim combaterem o envelhecimento cutâneo e a desidratação da pele.

Para usufruir dos benefícios do cacau, poderá substituir o chocolate por cacau cru ou consumir chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau e usar nas suas receitas de bolos, massas, biscoitos ou até salada de fruta. Pode também usar em forma de pepitas e adicionar à sua granola do pequeno almoço, nas papas de aveia ou até em batidos de fruta. Poderá ainda preparar um topping de chocolate e juntar a fruta, panquecas ou bolachas caseiras.

Nutricionário

Radicais livres: são moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigénio e no qual se dá processo de oxidação molecular que danifica a membrana e consequentemente a estrutura da célula. Esta alteração pode acarretar alguns problemas como o envelhecimento precoce, já que as células se desgastam mais rapidamente.

 

artigo elaborado pela nutricionista Ana Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *